0

TRANSEFERÊNCIA ESCOLAR RJ 2019

Transferência escolar do Rio de Janeiro

A metodologia utilizada para se realizar as matrículas através da internet é uma ferramenta que facilita muito a vida de pais ou responsáveis.

A mesma coisa acontece com os estudantes do Rio de Janeiro, mais facilidade e praticidade no momento de realizar a sua matrícula.

De início, todos os procedimentos são realizados através do site matricula.rio.

As etapas acontecem da seguinte maneira:

  • Primeiramente é necessário realizar a sua inscrição de forma online, onde você insere em qual vaga tem interesse. Você também poderá escolher até 3 instituições diferentes.
  • Após realizar a sua pré-inscrição, será divulgado posteriormente no site o resultado onde os pais e responsáveis deverão ir ao estabelecimento de ensino em que a vaga foi liberada e confirmam a matrícula do aluno.

 

Para os estudantes que desejam realizar a transferência

A transferência é realizada, no momento em que o estudante precisa sair de uma instituição de ensino que já está matriculado e ir para outra.

Os motivos para que a transferência aconteça, são diversos, como, mudança de residência, passagem do ensino fundamental para o ensino médio, pode ocorrer também de o aluno não conseguir se adaptar na escola em que está estudando, dentre vários outros motivos.

Esta é uma maneira de facilitar que as necessidades do estudante, seja atendida, mas sem prejudicar em momento nenhum o seu aprendizado, e fazendo este procedimento da melhor maneira possível.

Os estudantes que querem fazer a sua transferência para outra instituição Escolar que pertença a Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino deve seguir as mesmas orientações que é necessário fazer na inscrição e confirmação da matrícula.

Ou seja, entrar no site, solicitar a sua transferência, e assim que for liberada as listagens, comparecer pessoalmente ao estabelecimento de ensino, portando a documentação necessária para confirmar a sua transferência.

Acontecerá 3 (três) divulgações referentes ao resultado, para os estudantes da
modalidade creche, contando que a primeira será totalmente exclusiva para os estudantes que realizarem a transferência interna, e a segunda e a terceira para novos estudantes.

É muito importante ficar atendo ao site, pois nele serão divulgadas todas as datas e editais, para que o estudante não perca os prazos.

Todos os anos, geralmente, os procedimentos costumam ocorrer nas mesmas datas, ou até mesmo, umas datas próximas das outras, o que não tem nenhum problema, pois até facilita que os alunos, ou responsáveis, guardem as datas em suas memórias, e não se esqueçam depois.

Datas previstas para acorrer as transferências:

09 a 18 de novembro – Creche Pública – Transferências Internas e Alunos Novos
09 de novembro a 06 de dezembro – Pré-escola – Transferências Internas e Alunos Novos
09 de novembro a 06 de dezembro –  Ensino Fundamental e PEJA – Transferências Internas e Alunos Novos

www.rj.gov.br




vitoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *