0

PROUNI 2019 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

PROUNI – Programa de Universidade para todos

O Programa Universidade para Todos – Prouni tem um objetivo de trazer bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais que estão relacionados formação específica, em estabelecimentos de ensino superior privadas.

Foi iniciado pelo Governo Federal no ano de 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, e também oferece isenção de tributos todas as instituições que receberem ao Programa.

Conduzido aos alunos do ensino médio da rede de ensino público ou particular na condição de bolsistas integrais, que tenham a renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que ajuda na conferencia e transparência e segurança ao procedimento.

Os participantes são classificados através das notas conquistadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Programa contempla também ações conjuntas relacionadas ao incentivo e também a permanência dos alunos nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies que permite ao bolsista parcial financiar uma parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa do programa.

O Prouni já recebeu desde que foi criado até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, um valor que chegou a ser maior que 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

Este Programa Universidade para Todos, juntamente com o Fies, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o crescimento da rede federal de educação profissional e tecnológica crescem de maneira significante, o número de vagas na educação superior, ajudando para um maior acesso dos jovens à educação superior.

Os alunos que estão interessados em fazer parte da seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) concedido no primeiro semestre de 2018 terão do dia 6 às 23h e 59 minutos do dia 9 de fevereiro para realizar a sua inscrição.

O pretendente deve fazer a sua inscrição através da internet no site do endereço eletrônico siteprouni.mec.gov.br.

Informações importantes:

O processo seletivo é constituído por duas chamadas consecutivas e a previsão é de que o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada seja anunciado no dia 14 de fevereiro.

Já a segunda chamada está programada para ser liberada no dia 2 de março.

Os participantes que estão na lista de espera, ou que não foi pré-selecionado deve informar o seu interesse através da página do Prouni na internet entre os dias 16 e 19 de março.




vitoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *