Pré Matrícula 2019: Matrícula Rápida Municipal e Estadual

Pré Matrícula 2019: Matrícula Rápida Municipal e Estadual

Muitas cidades espalhadas por todo o Brasil já trabalham com o sistema de matrículas online, na qual pais podem realizar a matrícula escolar dos seus filhos na rede Municipal e Estadual sem ter que sair de casa em um primeiro momento.

A maioria das Secretarias de Educação já aderiram a essa ferramenta super prática. Se você quer saber como realizar a solicitação da pré matrícula para o seu filho ou dependente na cidade em que você mora continue lendo que aqui lhe mostraremos o passo a passo para o ano de 2019.

Com o objetivo de realizar a pré matrícula, é necessário que o responsável pelo candidato acesso o site oficial da Secretária de Educação da sua cidade e procure pela opção de “Pré matrícula 2019” ou “Inscrições 2019”. Clicando nessa opção será aberto um formulário cadastral, na qual os seguintes dados deverão ser informados: Nome e data de nascimento completos; Filiação e identificação de quem será seu responsável, sendo obrigatório o CPF do pai/mãe/responsável; número de telefone; CEP do candidato; Informações sobre o uso do transporte; Necessidades educacionais especiais; Número do identificador de energia; Informar se o candidato estuda ou não na rede pública e em seguida o responsável deverá escolher o município, unidade escolar de preferência, turno, tipo de ensino e a série desejada.

Assim que esse cadastro online for feito é necessário que o responsável pelo aluno vá até a escola onde a vaga foi ofertada portando os seguintes documentos:

  1. 01 foto 3×4;
  2. Declaração de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola assinado pelo estudante;
  3. Certidão de Nascimento ou RG e CPF do aluno caso possua (original e cópia);
  4. Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia);
  5. Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  6. Carteira de vacinação atualizada, para os alunos do 1º ao 5º ano;
  7. Documento original e cópia do comprovante de residência atualizado;
  8. Cartão do Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário;
  9. Documento original e cópia do RG e CPF do responsável legal, se o candidato for menor de 18 anos;
  10. Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental;
  11. Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão / Transferência original da última Unidade de Ensino em que o aluno estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias.

Esses documentos são necessários pois fazem parte da confirmação presencial, na qual se a mesma não for feita o aluno perderá a vaga para o próximo da fila.

Cumprindo essas etapas o aluno já estará matriculado para estudar nas escolas Municipais e Estaduais espalhadas pelo Brasil em 2019.




 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *